domingo, 22 de dezembro de 2013

CULINÁRIA BAIANA: MISTURA DELICIOSA DE SABORES




    Muito apreciada em todos os cantos do Brasil, a gastronomia baiana possui fortes influencias africanas em seus ingredientes. 
O sabor é forte, devido à diversidade de temperos como a pimenta malagueta. A cozinha baiana Apresenta-se como um caldeirão de sabores oriundos de muitos povos, como os portugueses, índios, e os já mencionados, africanos. 

Com um vasto cardápio, a Bahia oferece aos turistas delícias como o caruru, o acarajé, o bobó e o mungunzá. A comida baiana mais apreciada, o acarajé, é vendido pelas famosas baianas em quiosques nas ruas de todas as cidades do estado. O acarajé trata-se de um bolinho salgado feito com feijão pradinho, e frito em óleo de dendê.


Bobó de Camarão:

Ingredientes:
Creme de aipim
. 1 kg de cebolas picadas
. 1 kg de tomates maduros e firmes picados
. 2 pimentões verdes picados
. 4 colheres (sopa) de coentro picado
. 1 kg de aipim descascado
. 2 xícaras (chá) de azeite
. 1 l de leite de coco
Ensopado de camarão
. 2 kg de camarões grandes, sem casca e limpos
. 1 dente de alho picado
. 1 colher (sopa) de sal
. 2 colheres (sopa) de coentro picado
. 3 tomates maduros e firmes picados
. 3 cebolas picadas
. 1 pimentão verde picado
. ½ xícara (chá) de azeite
. 1 l de leite de coco
. 2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê
Modo de preparo
Primeiro, faça o creme: misture os temperos (cebola, tomate, pimentão e coentro) com o aipim processado. Leve ao fogo alto e adicione o azeite de oliva e o leite de coco, mexendo sempre para não colar no fundo da panela. Cozinhe por 10 minutos, sem parar de mexer, até soltar do fundo. Retire do fogo e reserve. Faça o ensopado: em uma panela funda, coloque os camarões, o alho, o sal, o coentro, os tomates, as cebolas, o pimentão e o azeite de oliva e leve ao fogo. Adicione o leite de coco aos poucos. Deixe cozinhando em fogo alto por 5 minutos e sem parar de mexer. Junte o creme de aipim e deixe cozinhar mais 5 minutos, misturando bem. Antes de tirar do fogo, acrescente o azeite-de-dendê e mexa. Sirva bem quente, com arroz branco.






Nenhum comentário:

Postar um comentário