quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Churrasco gaúcho

Em vista do Rio Grande do Sul ter sido a primeira maior área de criação bovina no país, o gado faz parte da vida dos gaúchos desde o início da colonização, em meados do século XVII, e foi natural o processo da carne assada sobre um fogo de chão se tornar o prato tradicional da região. Esta refeição era de fácil preparo, com poucos ingredientes, somente a carne e sal grosso, que era espetada e pousada sobre a brasa.
A carne preferida é a bovina, mas o churrasco do gaúcho contemporâneo também inclui o "salsichão" (linguiça toscana na gíria gaúcha), "coraçãozinho" de galinha, e outras carnes de origem suína e ovina (costela,paleta e pernil).

Outro tipo de churrasco bastante apreciado é o "xixo", que provavelmente tem inspiração árabe. Tradicionalmente, o xixo gaúcho é um assado onde são espetados, em um espeto grande, peças de gado, frango e porco intercalados por pedaços de pimentão verde, vermelho ou amarelo, tomate e cebola, também temperados com sal grosso.
Churrasco Campeiro: 
É o fogo feito no chão, mais usual na região da Campanha. Os espetos com a carne são fincados em pé, ao redor da brasa.
A lenha é queimada com antecedência em uma vala com cerca de 60 centímetros de largura por 30 centímetros de profundidade.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário