quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Chimarrão: sua história

O chimarrão (ou mate) como já vimos é uma bebida característica da sul, que tem origem da cultura indígena, procedente da palavra castelhana cimarrón, que representa o selvagem.
Já foi proibido durante o século XVI, por ser apontado como a "erva do diabo" pelos padres jesuítas. Mas no século XVII, foi incentivado pelos próprios jesuítas seu uso para diminuir o consumo de álcool.
No Uruguai, Argentina e Paraguai é tomado frio e conhecido como tererê.

O chimarrão é composto por uma cuia, uma bomba (canudo), erva-mate moída e água morna. É um símbolo da hospitalidade sulista, quando uma visita chega é logo recepcionada com uma cuia de chimarrão, pois tomá-lo é um ato amistoso e agregador. É considerado uma "bebida comunitária", de consumo doméstico, normalmente quando se reúne a família.
Mas pode ser visto por alguns sendo tomado durante o dia, e até mesmo sozinho.  

Etiqueta:
Por ser considerado um ritual, deve ser levado em conta umas regras de etiqueta.
Quem o prepara (geralmente o dono da casa), por educação, é o primeiro a beber, levando em conta que o primeiro chimarrão é mais amargo. 
Quanto mais é repassado ele vai ficando melhor, por isso falam que seria o mesmo que desejar o bem para o próximo.
Cada pessoa ao beber deve tomar por completo até a cuia fazer um som, o roncar, completá-lo com água e passá-lo ao próximo.




Nossa amiga enviou uma foto de sua viagem em canela, onde apreciou uma das delicias da região, o Chimarrão.
Fontes:

2 comentários:

  1. No Garfo & Bombacha em Canela-RS, você toma um delicioso Chimarrão e se aprecia uma bela apresentação de danças tipicas! Eu visitei o Sul e aproveitei bastante da culinária e da cultura da região, que saudade!!!

    ResponderExcluir